segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mensagem de Ano Novo - Revmo Tetsuo Watanabe

Feliz ano novo a todos!

Minhas congratulações pelo Culto de Ano Novo de 2010, e também, pelo Culto comemorativo da Fundação da Igreja Messiânica Mundial.

No dia primeiro de janeiro, eu liguei para o Reverendíssimo Tetsuo Watanabe para cumprimentá-lo pelo ano novo, e ele me pediu para transmitir os seus votos de felicitações a todos os messiânicos brasileiros.

MENSAGEM DE ANO NOVO 2010

Presidente da IMM, Revmo Tetsuo Watanabe

FELIZ ANO-NOVO a todos!

Com a graça do Supremo Deus e de Meishu-Sama, envoltos pela oração de Sandai-Sama e sob as orientações de Kyoshu-Sama, gostaria de, junto com todos os senhores, agradecer de coração a permissão de receber o ano-novo com sentimento sereno.



Quero agradecer a todos os messiânicos que, no ano passado, ofereceram seu sentimento sincero, dedicando em prol da Obra Divina. Gostaria de poder contar com esse mesmo empenho, também neste ano de 2010.



Nosso objetivo em 2009 foi nos tornarmos um modelo do homem paradisíaco por meio da Prática do Sonen e da Prática do Sonen de Gratidão.



Para isso, nós nos esforçamos para transformar o próprio lar em paraíso, buscando corrigir a postura de fé através das pequenas práticas de ações altruístas, juntamente com a Prática de Sonen de Altruísmo.



Este ano, centralizados nessas práticas, vamos propagar ainda mais o estilo de vida de Meishu-Sama, no qual o Johrei, a alimentação natural (agricultura natural) e as atividades artísticas são elementos coesos.



Desejo sinceramente que, todos os messiânicos possam desfrutar cada vez mais de uma vida plena, rica e que, por intermédio dessa condição, possa ser comprovada a exatidão dos ensinamentos. Dessa forma, gostaria que expandissem o sentimento de Meishu-Sama aos quatro cantos do mundo.



Atualmente, estamos fazendo a Prática do Sonen de Altruísmo. No Culto do Início da Primavera do ano passado, Kyoshu-Sama orientou-nos da seguinte forma: A Prática do Sonen deve ser feita como um treinamento não para “minha” alegria, mas para que Deus e Meishu-Sama se alegrem. Creio que este deva ser o objetivo do nosso empenho.



Por exemplo, quando encontrar alguém em dificuldades, ao invés de ficar pensando: “se ele ficar feliz, eu também ficarei feliz, por isso vou ajudá-lo...”, o que na verdade demonstra que esse pensamento ainda está centralizado no EU, é preciso dizer naturalmente, sem hesitação: “Está tudo bem? Deixe-me ajudá-lo!”, e logo partir para a ação altruísta.



Certa vez, presenciei uma cena na estação de trem do Japão. Uma senhora de idade estava para subir a escadaria com um pacote que parecia muito pesado.

Nesse momento, um jovem estrangeiro aproximou-se rapidamente dizendo: “Vou carregar o pacote para a senhora”, e o levou até o final da escadaria.

A senhora não esboçou um sorriso nem tampouco agradeceu. Contudo, o rapaz, sorrindo carinhosamente disse-lhe: “Vá com cuidado, tá?” afastando-se em seguida.

Acho que, ao ser abordada repentinamente por um jovem estrangeiro, a senhora se surpreendeu e talvez, por isso, não conseguira dizer nada.

Mas a atitude desse jovem me proporcionou uma sensação agradável, semelhante à brisa da primavera. E só pude pensar: “Deus ficou feliz. Esta alegria é que fizera o jovem sorrir”.



O importante é tornar-se uma pessoa que corresponda e transmita o amor de Deus, que brota constantemente no fundo do coração de cada um de nós.



A Prática do Sonen de Altruísmo é um treinamento para se chegar a esse nível. Contudo, teoricamente falando é fácil, mas acredito que é difícil alcançar esse objetivo de um dia para o outro.



Entretanto, se centrarmos nossa busca no sentimento altruísta de Meishu-Sama, mesmo que avancemos lentamente, um passo que seja, infalivelmente, chegaremos lá, onde eu acredito que a verdadeira felicidade, sem dúvida, já esteja sendo preparada.



Segundo Nidai-Sama, quando os pais têm a Imagem de Deus entronizada em seu lar, oram diante dela de manhã e à noite e realizam todas as coisas com sentimento de oração, as crianças dessa casa, por meio desses belos hábitos, cultivarão, naturalmente, o sentimento de gratidão a Deus. Como diz o provérbio: “O que se aprende no berço carrega-se até a sepultura”. Dessa forma, será desnecessário impor aos filhos que “professem a fé”.



Assim como Nidai-Sama nos ensina a importância de viver em harmonia verdadeira com Deus para dar continuidade à fé, gostaria que, para podermos transmitir a Luz de Meishu-Sama ao mundo inteiro, adotássemos “belos hábitos” como a prática constante de pequenas ações altruístas, que podem ser realizadas diariamente, fazendo o possível para as pessoas viverem em verdadeira harmonia e se tornarem felizes.

“Aquele que somando boas ações, vive dias alegres, terá prosperidade ilimitada.”

Assim Meishu-Sama nos ensinou. Por isso, aquele que consegue viver em harmonia com a natureza e com todas as coisas existentes no mundo, na verdade, é uma pessoa que terá permissão de viver em verdadeira harmonia com Deus e Meishu-Sama.



Desejando alcançar o objetivo como praticantes da fé, segundo as orientações de Kyoshu-Sama, vamos nos empenhar para conduzir o maior número possível de pessoas ao caminho da felicidade, tendo o Johrei e os ensinamentos como guia e a postura de Meishu-Sama como exemplo.



Com a Prática do Sonen de Altruísmo, desejo expandir fortemente o sentimento de Meishu-Sama, iniciando pelos lares e estendendo depois para toda a sociedade.



Oro de coração para que o propósito de Deus e a vontade de Meishu-Sama sejam concretizados, e que 2010 possa ser um ano maravilhoso de muitos frutos, saúde e prosperidade.

Muito obrigado!

Essa mensagem é nossa diretriz para o empenho neste ano de 2010.

Eu achei muito interessante o exemplo que o reverendíssimo citou, do rapaz que carregou o pacote para a senhora na escadaria da estação do trem.

Foi uma verdadeira atitude altruísta, sem fazer cálculo, sem pensar em retribuição, foi de maneira espontânea e natural... Acho que isso que é a base da difusão mundial do altruismo.

Outro ponto que me chamou a atenção na mensagem, foi a citação sobre Nidai-Sama: educar as crianças através dos exemplos dos pais. Realmente, aquilo que se aprende quando é pequeno, vai influenciar a vida inteira. Todos se preocupam com a formação e educação dos filhos, pensando em escola, cursos... porém, o mais importante é a postura altruísta dos pais no dia-a-dia. Com isso vai merecer a construção de um lar paradisíaco.

A viagem missionária de Kyoshu-Sama do ano passado foi muito importante para a Igreja do Brasil. Eu acredito que isso marcou o início de uma nova fase de difusão! Vamos focar na formação de protótipos de homens paradisíacos através da continuidade das pequenas ações altruístas e também, na segunda etapa da construção do Solo Sagrado de Guarapiranga.

Assim, neste ano, vamos dar continuidade à prática do sonen, prática do sonen de gratidão, prática do sonen de altruísmo, junto com a prática de pequenas ações altruístas, visando cada um de nós se tornar um protótipo do homem paradisíaco.

Muito obrigado e boa missão a todos!