sábado, 28 de março de 2009

Tá chegando a Hora ... do Planeta!

O Brasil participa pela primeira vez neste sábado da Hora do Planeta (Earth Hour, em inglês), evento que busca a mobilização mundial de pessoas, governos e empresas contra o aquecimento global. A partir das 20h30, milhares de brasileiros em mais de 70 cidades apagarão as luzes por uma hora para alertar o planeta sobre a ameaça das mudanças climáticas e o País sobre as queimadas e o desmatamento, informa a ONG Worldwide Fund for Nature (WWF), que organiza o ato.

Sabe-se que o Brasil é o 4º no ranking mundial de emissores de gases do efeito estufa. O desmatamento - registrado principalmente na Amazônia e Cerrado - é responsável por cerca de 75% das emissões brasileiras de CO2.

Entre os ícones nacionais que participarão do apagão estão o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e a Ponte Estaiada, novo cartão-postal de São Paulo. No resto do mundo, os destaques ficam por conta da Torre Eiffel, na França, o Coliseu, na Itália, a Ópera de Sidney, na Austrália, o estádio Ninho do Pássaro, na China, e as pirâmides egípcias.

A iniciativa pretende este ano atingir 1 bilhão de pessoas em 84 países e 2,8 mil cidades do mundo. A Hora do Planeta teve sua primeira edição em 2007, em Sydney, quando 2,2 milhões de moradores participaram do movimento. Em 2008, o evento ganhou proporções globais, contando com mais de 50 milhões de pessoas de 35 países e 371 cidades.

De acordo com Álvaro Souza, diretor da WWF-Brasil, o objetivo não é poupar energia elétrica, mas sim, mandar um sinal para todos os governantes de que é preciso tomar providências rapidamente sobre a questão. "Não se trata de salvar o planeta, mas sim, de salvar a espécie humana, mesmo porque o planeta já sobreviveu há duas extinções em massa". Ele espera que entre 12 a 14 milhões de brasileiros participem da iniciativa, o que seria um recorde da campanha.

Confira como será a Hora do Planeta nas principais capitais brasileiras:

São Paulo
A capital paulista apagará as luzes de alguns dos seus principais monumentos: Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Estádio do Pacaembu, Obelisco e Parque do Ibirapuera. O Edifício Copan, o Instituto Butantã, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Sheraton Hotel e o World Trade Center também integram o apagão.

Rio de Janeiro
O Cristo Redentor, o parque do Flamengo, a orla de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Jóquei Clube terão suas luzes desligadas das 20h30 às 21h30. Nesta quarta-feira, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantiu que a segurança será reforçada com a Polícia Militar e a Guarda Municipal nos monumentos que terão suas luzes desligadas.

Belo Horizonte
A capital mineira também entrou na campanha e deixará às escuras o Palácio da Liberdade, sede do governo estadual, e a sede do Sistema Estadual de Meio Ambiente (rua Espírito Santo, 495 ¿ Centro).

Porto Alegre
Na capital gaúcha, a previsão é de que seja apagada a iluminação no Largo dos Açorianos, praças da Matriz e da Alfândega, Viaduto Otávio Rocha, Monumento ao Expedicionário, Fonte Talavera, Três Guerreiros Vigilantes no Parcão e as estátuas do Laçador e de Bento Gonçalves.

Curitiba
O apagão na capital paranaense será feito no Teatro Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, Linha Verde - monumento de bambu -, fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da Osvaldo Cruz e cancha polivalente da praça Ouvidor Pardinho.

Florianópolis
As luzes da Ponte Hercílio Luz, do marco em homenagem ao fundador de Florianópolis, Francisco Dias Velho, e o monumento do sesquicentenário da Polícia Militar, ambos na Beira-Mar Norte, serão desligadas por uma hora.

Belém
A capital paraense participará do evento, apagando a iluminação dos mercados do Ver-o-Peso, de São Brás e o Parque Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves.

Rio Branco
O Acre também está engajado na iniciativa e sua capital participará do apagão de uma hora com o Palácio Rio Branco, sede da prefeitura municipal, e o Horto Florestal, sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Caxias do Sul-RS

Pelo menos a minha casa estará com as luzes apagadas neste horário!

Faça a sua parte!