sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Purificar também é servir à humanidade



Existem dois tipos de amor de Deus: um é o amor Shojo, amor carinhoso, como o amor de mãe; o outro é o amor Daijo, que demonstra a rigorosidade de Deus, como o amor de pai, para a gente crescer e se fortalecer. É preciso agradecer este amor rigoroso de Deus.

Quando uma pessoa nos faz algum mal, podemos pensar de duas maneiras: uma é achar que ela é instrumento das forças negativas, e ficar com raiva, reclamando, xingando... Se agirmos assim, estaremos nos ligando a Satanás, e ligando a outra pessoa com ele também, tornando-a seu instrumento. A outra maneira é achar que essa pessoa, que nos ataca, é um instrumento de Deus, e que foi enviada para nos fortalecer e aprimorar. Se conseguirmos pensar assim nós nos ligaremos a Deus, e também ligaremos a outra pessoa a Ele, fazendo com que ela se torne Seu instrumento. Assim, a luz do Criador vai ser canalizada para ela, para despertar a sua partícula divina, para que ela mude ou receba a purificação, para ser salva. Esse é o mecanismo da salvação.

Essa é a difusão pela "Prática do Sonen de Gratidão", que é a difusão da Era do Dia. Kyosho-Sama (neto do fundador e atual líder espiritual da Igreja Messiânica) nos orientou que purificar e servir são duas coisas que não podem ser separadas. Purificar é, também, uma forma de servir na Obra Divina.

Antes de surgir a "Prática do Sonen", a purificação era encarada, simplesmente, como uma forma de eliminar as máculas de cada um e de seus antepassados. Meishu-Sama (fundador da Igreja Messiânica Mundial-IMM) chamou isso de "lei redentora", baseada na Lei de Causa e Efeito. Agora, Kyosho-Sama está aprofundando ainda mais esse ensinamento de Meishu-Sama, orientando que, como nossos antepassados estão ligados aos antepassados de toda a humanidade, a purificação de um só indivíduo se relaciona intimamente com a purificação de toda a humanidade, sendo uma parte importante da obra de Deus. Falando de uma forma mais fácil de compreender, cada pessoa que purifica cumpre a missão de redimir as máculas, não só de si e de sua família, como também da humanidade.

Dois mil anos atrás, Deus escolheu Jesus para fazer a redenção dos pecados. Por isso, Ele é chamado de redentor. Meishu-Sama cita, em seus ensinamentos, que o próprio Jesus utilizou a palavra "redentor" para definir a sua missão. Isto é: redentor é aquele que absorve os pecados de milhões de pessoas, com a missão de, em nome delas, pedir perdão ao Supremo Deus. Por isso, para redimir os pecados de milhões de indivíduos Ele foi crucificado. Sabemos que, além disso, Jesus trouxe ensinamentos acerca de como a humanidade deveria agir, para não acumular pecados. Pregou o amor, o perdão, ensinou a ajudar uns aos outros.

Assim como Jesus foi um modelo que Deus utilizou, para ensinar que purificação é redenção, cada pessoa que purifica está servindo para redimir as máculas acumuladas pela humanidade. Por isso purificar é servir. Se todos tivessem entendido isso, ninguém se revoltaria quando purificasse, mas sim, agradeceria!

Também é importante compreender que ninguém purifica como quer, quando quer. A purificação é dada por Deus, na hora certa, para a pessoa certa, de acordo com o que ela precisa para crescer e evoluir. E também, quem dá assistência a alguém que está purificando precisa compreender que essa purificação não é apenas daquela pessoa... ela também está redimindo as suas máculas e de toda a humanidade.

A missão de todos os messiânicos é compreender, o mais rápido possível, que purificação é uma forma de servir a Deus. Através das purificações, subindo degrau por degrau, um dia vão poder nascer como verdadeiros filhos de Deus.

Reverendo Tetsuo Watanabe é presidente da Igreja Messiânica Mundial (www.messianica.org.br)